sexta-feira, agosto 01, 2014

Sofrimento silencioso... (resumo!)

O meu processo de renovação de matrícula foi preenchido atempadamente na última semana de junho.
Foi pedida a mudança de concelho e foram colocadas duas opções de escola/sede de agrupamento (a primeira opção pertecia à minha zona de residência).
A 1 de julho o meu processo foi enviado do meu agrupamento para o agrupamento da primeira opção.
Apesar do porteiro da escola nos ter dito AQUI que sairiam as turmas no dia 25 de julho, era mentira ou falta de conhecimento. Sairiam as listas de alunos de 5º ano que entrariam para o meu agrupamento de preferência (entre outras coisas).
Na segunda-feira seguinte (dia 27 de junho) sairam os nomes dos alunos que tiveram vaga e o meu nome não estava lá.
Fomos à secretaria e nos dois dias seguintes ouvimos de tudo:
O processo não tinha sido enviado pelo outro agrupamento
Enviaram apenas um ofício e não o processo
Ainda não tinha chegado o processo
Afinal já tinha chegado
Não havia vagas por enquanto
Eu só teria vaga quando saisse alguém
Primeiro entraram os alunos que tinham terminado o 4º ano neste agrupamento, depois os alunos que tinham terminado o 4º ano noutros agrupamentos na cidade, depois os alunos "sem escola" que tinham vindo de outros concelhos (meu caso)
Só saberíamos de alguma coisa lá para meados de agosto ou início de setembro
Que telefonariam se eu tivesse vaga
"Passe cá na sexta-feira" (dia 1 de agosto)
...
Tudo estava organizado com os meus TEMPOS LIVRES (paga a inscrição, entregues fotocópias de todos os documentos solicitados, ficha de abordagem preenchida, reunião com a responsável já feita, documentos e autorizações preenchidas) e os meus livros já vinham a caminho - 15 dias para trocar a partir da data de entrega.
A segunda escola de opção tinha cerca de 50% dos manuais diferentes e teríamos que pagar a uma empresa de transporte de crianças para "me deslocarem" da minha escola de 2º opção para o local onde vou estar nos meus tais... tempos livres.
*
Hoje a mamã perdeu a cabeça e a pouca paciência.
Já tínhamos um nome (do responsável) para a reclamação presencial ou por escrito ser devidamente feita. No entanto e para ter a certeza do que fazer a mamã telefonou para a secretaria do meu anterior agrupamento (e que continua a ser o dela) e perguntou se este era um procedimento normal - pediu apenas uma opinião.
Entre outras coisas e apesar da senhora não ter dito à mamã o que deveria fazer, a mamã entendeu que era hora de reclamar.
Estávamos para sair de casa quando vem o carteiro entregar a minha enorme caixa de manuais para o 5º ano. - Nem a abrimos e aí fomos os três porta fora.
*
Tentando parecer calma a mamã lá falou com a senhora da secretaria que lhe disse para lá passarmos hoje.
A desculpa que nos foi dada foi que receberam dois pedidos de transferência da minha antiga escola e que...
Apesar de termos sobrenomes diferentes,
moradas diferentes,
encarregados de educação diferentes,
... pensaram que éramos irmãos e não tinham vaga para a outra menina que iria para o 4º ano, sendo assim estavam neste impasse (?!!!!???!!!)
*
A mamã engoliu em seco, suou mais um bocadinho, tentou não explodir... pois ouvimos aquilo que mais queríamos:
EU VOU ENTRAR PARA A MINHA PRIMEIRA ESCOLA DE OPÇÃO!
Assim que chegámos a casa fui logo abrir "sem medos" a minha caixa de manuais escolares e já estão arrumadinhos no meu quarto!
UFA!!! Mãe sofre!
(E os filhos da mãe também!)

Sem comentários:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin